Claedis - Literatura - Etc...

SEJAM BEM VINDOS!!!

Esse blog foi pensado com alguns propósitos, que já podem ser identificados em seu próprio título: "claedis-literatura-etc", onde você poderá encontrar conteúdos referentes a:

CLAEDIS - minha vida... (família, filhos, amor, etc)

LITERATURA - meu trabalho... (Informações, conteúdos, atividades e produções de interesse dos alunos e professores da escola Romildo Veloso)

ETC - outras coisas. (notícias, humor, saúde, imagens, músicas, etc)

segunda-feira, 31 de maio de 2010

No dia 5 de junho comemora-se o dia mundial do meio ambiente, o que nos leva a refletir sobre as condições em que se encontra o nosso mundo. São tantas destruições, tantas catástrofes, tantos desastres, que nos fazem acreditar que não existe mais solução para o nosso planeta e o que tiver que acontecer, vai acontecer e o mínimo que podemos fazer é adiar um pouco mais essas desgraças previstas.



O homem, ao longo dos anos, vem agredindo demais o meio ambiente, e essa agressão se acentuou com e após a Revolução Industrial, o que aumentou ainda mais os problemas que hoje enfrentamos como: furacões, tufões, ciclones, aquecimento global, extinção de espécies animais e vegetais, secas, etc.


Hoje, existe uma preocupação constante por parte de algumas autoridades mundiais, mas, por incrível que pareça, ainda existem pessoas que não dão a mínima para o que o meio ambiente vem sofrendo nem mesmo para as conseqüências que tudo isso pode trazer.


Só para exemplificar contarei uma breve história verídica acontecida há alguns anos atrás.


Lembro-me muito bem de um episódio que aconteceu na minha época de faculdade


Eu estava participando do ENEL – Encontro Nacional dos Estudantes de Letras – que aconteceu em Salvador, Bahia, onde mais de 3 mil estudantes participaram desse encontro que reuniu pessoas do Brasil todo. Só do Pará, havia 5 ônibus lotados.


Tudo transcorria muito bem durante o encontro: Palestras, oficinas, conferências, mini-cursos, tudo referente ao curso de Letras.

Lá pelo 3º dia de encontro, exatamente na hora do almoço, horário em que todos os estudantes estavam reunidos em um mesmo local, aparece um estudante do Rio de Janeiro vestido em uma camisa que postava a infeliz frase: “A Amazônia está em extinção ... (na parte frontal) Dane-se, eu não moro lá! (atrás).

A caravana do Pará imediatamente reagiu contra o garoto, arrancou-lhe a camisa aos rasgos, colocou-a na ponta de um mastro gigante e ateou fogo, queimando-a no meio da multidão.

A cena foi assustadora!!! Fogo, fumaça, pessoas gritando, outras discursando...

O garoto, muito envergonhado e espantado, disse não saber o que estava fazendo e que não tinha a intenção de causar aquela reação nas pessoas. Prometeu nunca mais proferir palavra alguma contra a Amazônia, entendendo que se a Amazônia acabasse, ele também seria prejudicado e que era papel dele ajudar a preservá-la.


Eu, particularmente, não acredito que o rapaz não tinha consciência da grande besteira que estava escrita em sua camisa. Com certeza, ele tentou sair ileso daquela situação crítica em que se encontrava, pois os defensores da Amazônia fizeram com a camisa dele o que desejavam fazer com ele.


Que o susto tenha sido válido pra que ele percebesse a importância de se preservar o meio ambiente, a Amazônia, fonte de tantas riquezas naturais, responsável por muitas vidas em nosso planeta.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pará: Eu amo esse lugar.



Piada de político

Reputação



Um avião repleto de parlamentares caiu no campo. Três caipiras que viram o acidente foram até lá e enterraram todos. Logo apareceu um helicóptero, de onde desceu um bombeiro, que perguntou:


— Vocês viram os políticos que estavam nesse avião?


— Vimos sim e a gente já enterrou "eles" todos..


— Mas vocês verificaram se algum estava vivo? Morreram mesmo todos?


— Ah, moço, quando a gente perguntou, eles até levantaram a mão. Mas o senhor sabe como político é tudo mentiroso...

O trabalho dos professores da escola 3 Poderes continua

Professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos da Escola Três Poderes reclamam da falta de material didático que necessitam para se trabalhar com o mínimo da qualidade desejada por qualquer educador.

A escola não fornece livros didáticos para os alunos há mais ou menos 3 anos, o que acarreta o atraso no repasse dos conteúdos programáticos, uma vez que o professor precisa copiar no quadro grandes textos, enquanto poderiam apenas explicar caso os alunos tivessem o livro para acompanhar.

Os computadores que foram instalados na escola, ainda não funcionaram, servindo apenas de ornamentação para a sala onde funciona a biblioteca e a sala dos professores. Curioso, não é? Uma única sala onde funciona biblioteca, laboratório de informática e sala dos professores. É a sala “coração de mãe”, onde sempre cabe mais um.

O mais interessante dessa falta de estrutura toda é o fato de os professores terem que pagar para aplicarem suas provas. Não é brincadeira, não! Na escola Três Poderes, os professores pagam pra trabalhar. Todo mês, são 10 reais do seu mísero salário que sai do bolso pra comprar o tôner da impressora para imprimir provas ou algum texto que queira trabalhar com seus alunos. Isso é o que chamo de amor pela educação! Como dizia Paulo Freire: “Não se pode falar em educação sem amor”.

Os ventiladores da escola não estão sendo suficientes para ventilar uma sala o calor humano de 60 pessoas juntas numa sala de poucos metros quadrados.

Enquanto o poder público esbanja palavras de milhões pra lá e milhões pra cá, a escola só precisaria de uns reaizinhos pra comprar a tinta da impressora. Para uma administração que só fala em milhões e bilhões, o que são uns reaizinhos, não é?!

Com tantos milhões espalhados pelas obras da cidade, é de se admirar que professores ainda tenham que tirar do seu próprio bolso para contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de sua escola. E o que recebem em troca? Críticas. Cobranças.

Como falar em qualidade de ensino sem estrutura física, sem material didático, sem livros, sem ventiladores, sem dignidade?

Acredita-se que os professores de Ourilândia do Norte tem sido os maiores heróis da história educacional desse município, pois conseguem fazer pelos seus alunos o que ninguém conseguiria sem o mínimo de estrutura, sem o mínimo de respeito e valorização.

O que adianta construir escolas climatizadas, instalar computadores com internet em todas as escolas, etc., se não oferecer meios para que o professor ministre suas aulas com a qualidade desejada?

Como afirma a letra da música “Meu País” de Zezé di Camargo e Luciano: Tá faltando consciência, tá sobrando paciência, tá faltando alguém gritar...”

Com a ajuda de Deus, sem a ajuda da Vale, sem a ajuda da câmara, com ajuda da população e, principalmente, com a ajuda dos professores, haveremos de transformar a educação de jovens e adultos do município de Ourilândia.

Todos pela Educação! (principalmente os professores)

Avante, Educação de Jovens e Adultos!

O trabalho (dos professores) continua!

Assina: Sofressor Inconformado da Silva.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Inverno








As nuvens choram
E a chuva
Insiste em cair dos meus olhos
Porque sem você...
O inverno
É dentro de mim...

Autora: Claedis Rafalski Martins



terça-feira, 11 de maio de 2010

Dia das mães na Escola Romildo Veloso

A escola Romildo Veloso realizou, no dia 8, uma belíssima festa em homenagem a todas as mães: a mãe funcionária, a mãe de alunos, a mãe-aluna.

Com a colaboração dos filhos-alunos, foram feitos lindos e saborosos bolos coloridos, ornamentados com flores, próprios para o paladar de uma mãe. Também foram servidos salgados e refrigerante.

Várias apresentações foram feitas como teatro, música, poesia, sorteios de brindes, etc.

Com certeza, a equipe organizadora do evento está de parabéns, em especial os alunos que não mediram esforços para que suas mães recebessem esse carinho oferecido por eles de uma maneira tão especial
.
Que esta festa se repita todos os anos e se torne tradicional, pois as mães de nossos alunos merecem o melhor, simplesmente por serem MÃES
.
Parabéns e felicidades a todas as mães !!!

– Professora Claedis Rafalski Martins –

Parabéns, Ourilândia!


Ontem, 10/05/2010, Ourilândia do Norte completou seus 22 aninhos de emancipação política, sem direito a comemoração, pois a festa em homenagem ao seu aniversário está prevista pra setembro, 4 meses depois.

Claro que existem algumas justificativas por parte da administração do nosso município para o adiamento da festa, justificativas essas que ainda não entraram na cabeça de muitos filhos de Ourilândia, que só queriam comemorar o aniversário de sua linda mãezinha que tanto lhes acolheu e ajudou.

Já pensou se essa moda pega?! Eu comemoraria meu aniversário só em Outubro.

Ironias à parte, eu apenas quero dizer que Ourilândia merecia ao menos ser lembrada nessa data tão importante, pois muitos de seus filhos nem sequer sabiam dessa data.
Um, dois, três dias depois, não diria nada, mas 4 meses, é demais. Quem gostaria de receber uma festa de aniversário surpresa 4 meses depois da data exata?

Não quero dizer que não é válido, mas sim, que é um parabéns muito atrasado. E coloca atrasado nisso!!! O que pode acarretar a perca do seu significado.

De qualquer forma, eu não esqueci e gostaria de parabenizar Ourilândia pelos seus 22 anos de muitas lutas e conquistas e que o futuro reserve muitas vitórias para esse povo humilde e guerreiro, filhos de nossa cidade.

Parabéns, Ourilândia!!!

Felicidades e melhores condições de vida pra todos os ourilandenses!!!










sexta-feira, 7 de maio de 2010

Homenagem às mães



  
Mãe é sol que transmite calor
Mãe é o melhor perfme da flor
Mãe é sentimento maior que amor
Mãe é obra de arte criada pelo senhor

 


Mãe é felicidade que contagia
Mãe é a presença mais gostosa do dia
Mãe é a chave da minha alegria
Mãe é a inspiraçãoda minha poesia


Mãe é exemplo de perfeição
Mãe é sinônimo de união
Mãe é o sangue do meu coração
Mãe é a vida da minha emoção




Mãe é o melhor que posso sentir
Mãe é o motivo do meu sorrir
Mãe é o nome que gosto de ouvir
Mãe é a razão do meu existir



Mãe é tudo que deixa contente
Mãe é o ser que a tudo entende
Mãe ensina o que a gente sente
Mãe é Deus em forma de gente.

Autora: Claedis Rafalski Martins

sábado, 1 de maio de 2010

Dia do trabalho

O Homem trabalhador

O homem trabalhador
Levanta cedo todo dia
Faz seu ofício com amor
O trabalho é sua alegria
 
Seja médico ou motorista
Advogado ou locutor
Seja pedreiro ou dentista
Seja mecânico ou professor

O homem trabalhador
Não tem preguiça de levantar
Tem esperança que o trabalho
Vai sua vida melhorar

Seja gari ou jornalista
Seja atriz ou dançarina
Seja doméstica ou florista
Cabeleireira ou bailarina


O homem trabalhador
Sempre gosta do que faz
Faça chuva ou calor
Ele não falta jamais

Da manicure à babá
Do secretário ao vendedor
Seja fotógrafo ou jogador
Seja cantor ou lavrador

O homem trabalhador
Só quer ser valorizado
Com condições de trabalho
E salário aumentado

O homem trabalhador
Tem filhinhos pra criar
E depende do salário
Para todos educar

Já chega de tanto desprezo
De tanta desvalorização
O homem trabalhador
Só pede a sua atenção

(Autora: Claedis Rafalski Martins)