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sábado, 12 de fevereiro de 2011

EXERCÍCIO SOBRE LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL

A VOLTA ÀS CAVERNAS

Qual é a minha porta? Está o leitor, ou a leitora, diante dos toaletes de um restaurante, um teatro ou hotel, e com freqüência experimentará um momento de vacilação. Não que tenha dúvida quanto ao próprio sexo. A dúvida é com relação àqueles sinais inscritos sobre cada uma das portas – que querem dizer? Olha-se bem. Procura-se decifrar seu significado profundo. Enfim, vem a iluminação: ah, sim, este é um boneco de calças. Sim, parece isso. E aquela silhueta, ali ao lado, parece ser uma boneca de saia. Então, esta é a minha porta, concluirá o leitor. E aquela é a minha, concluirá a leitora.


A humanidade demorou milhões de anos para inventar a linguagem escrita e vêm agora as portas dos toaletes e a desinventam. Por que não escrever “homens” e “mulheres”, reunião de letras que proporciona a segurança da clareza e do entendimento imediato? Não, algumas portas exibem silhuetas de calças e saias. Outras, desenhos de cartolas, luvas, bolsas, gravatas, cachimbos e outros adereços de uso supostamente exclusivo de um sexo ou de outro. Milhões de anos de progresso da humanidade, até a invenção da comunicação escrita, são jogados fora, à porta dos toaletes.(...) Vivemos um tempo de culto da imagem. Esquece-se o valor inestimável da palavra.


(Roberto Pompeu de Toledo, Revista Veja. 25 jun. 1997.)


1. Nesse texto, o autor faz uma crítica a que tipo de linguagem (verbal ou não-verbal)?

2. O que motivou essa crítica?


3. De acordo com o texto, quais são os critérios de associação utilizados para resignar o toalete masculino e feminino?


4. Na opinião do autor do texto, esses critérios são eficientes? Que argumentos ele utiliza para defender sua crítica?


5. Para um estrangeiro ou para um analfabeto, que sinais gráficos seriam mais eficientes na porta dos toaletes: os símbolos ou as palavras “homens” e “mulheres”? Justifique sua resposta.


6. A crítica do jornalista tem razão de ser? Justifique sua resposta com um breve texto.

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