Claedis - Literatura - Etc...

SEJAM BEM VINDOS!!!

Esse blog foi pensado com alguns propósitos, que já podem ser identificados em seu próprio título: "claedis-literatura-etc", onde você poderá encontrar conteúdos referentes a:

CLAEDIS - minha vida... (família, filhos, amor, etc)

LITERATURA - meu trabalho... (Informações, conteúdos, atividades e produções de interesse dos alunos e professores da escola Romildo Veloso)

ETC - outras coisas. (notícias, humor, saúde, imagens, músicas, etc)

domingo, 1 de abril de 2012

Conteúdo programático de Literatura - UEPA 2012 - 1ª ano

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA
DISCIPLINA – LITERATURA

EIXO TEMÁTICO: A arte literária como expressão subjetiva e cultural
CONTEÚDOS:

1.Humanismo
1.1. Leitura da obra: O pranto de Maria Parda (monólogo), de Gil Vicente.
2. Classicismo
2.1- Leitura do episódio Os doze de Inglaterra; canto VI, estrofes 39 a 69 de Os Lusíadas, de Camões.
3.Barroco
3.1- Leitura de poemas líricos (religiosos e amorosos) e satíricos de Gregório de Matos Guerra.
4. Arcadismo
4.1- Leitura de poemas líricos de Bocage.

COMPETÊNCIAS:

1. Recuperar, pelo estudo do texto literário, o imaginário coletivo das épocas históricas.
2. Valorizar a dimensão estética da obra literária.
3. Perceber as relações de caráter interativo existentes entre a literatura e a cultura em geral.
4. Entender o texto literário da sua e de outras épocas como reflexão sobre a relação ser-mundo, possível de ser atualizada, recontextualizada.

HABILIDADES:

1. Identificar as concepções culturais presentes nos poemas líricos e satíricos, no episódio do poema épico e na peça teatral.
2. Identificar nos poemas líricos e satíricos, no episódio do poema épico e na peça teatral, as categorias da teoria literária.
3. Relacionar os poemas líricos e satíricos, o episódio do poema épico e a peça teatral com aspectos históricos e culturais da época em que foram escritos e de outras épocas.
4. Reconhecer os fatos pertinentes ao enredo do episódio do poema épico e da peça teatral.
5. Identificar nas obras aspectos estilísticos da época a que pertencem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário