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sexta-feira, 6 de maio de 2011

REDAÇÃO - COERÊNCIA E COESÃO

CONCEITO DE COERÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM COESÃO

1.1. Dos conceitos de coerência e coesão

A coerência teria a ver com a “boa formação” do texto, mas num sentido que não tem nada a ver com qualquer idéia assemelhada à noção de gramaticalidade usada no nível da frase. A coerência é algo que se estabelece (...) numa situação comunicativa entre dois usuários, devendo ser vista, pois, como um princípio de interpretabilidade do texto. A coerência seria a possibilidade de estabelecer, no texto, alguma forma de unidade ou relação. Essa unidade é sempre apresentada como uma unidade de sentido no texto, o que caracteriza a coerência como global, isto é, referente ao texto como um todo. A coerência é vista também como uma continuidade de sentidos perceptível no texto, resultando numa conexão conceitual cognitiva entre elementos do texto.


Por tudo isso é que se pode dizer que a coerência é, basicamente, um princípio de interpretabilidade e compreensão do texto (...) e tem a ver também com a produção textual à medida que quem o faz quer que seja entendido por seu interlocutor. A coesão é explicitamente revelada através de marcas lingüísticas, índices formais na estrutura da seqüência lingüística e superficial do texto. Sendo, portanto, de caráter linear, já que se manifesta na organização seqüencial do texto. É nitidamente sintática e gramatical (...). A coesão é, então, a ligação entre elementos superficiais do texto, o modo como eles se relacionam, o modo como frases ou partes delas se combinam para assegurar um desenvolvimento proposicional.

1.2. Da relação entre coerência e coesão

Todos os estudiosos do texto estão de acordo quanto a fato de que coesão e coerência estão intimamente relacionados no processo de produção e compreensão do texto.


Sabe-se que a coesão contribui para estabelecer a coerência, mas não garante sua obtenção. Como afirma Charolles: “os elementos lingüísticos de coesão e conexão ajudam a estabelecer a coerência, mas não são nem suficientes, nem necessários para que a coerência seja estabelecida, sendo preciso contar com os conhecimentos exteriores ao texto”. É por isso que, como afirma Marcuschi, “há textos sem coesão, mas cuja textualidade ocorre a nível da coerência”. Por outro lado pode haver seqüências lingüísticas coesas, mas para as quais o leitor não consegue estabelecer ou dificilmente estabelecer um sentido que lhe dê coerência. Evidentemente, a nível de leitor individual, um texto coeso pode parecer incoerente, por dificuldades particulares do leitor, como o desconhecimento do assunto ou a não-inserção na situação.

A COERÊNCIA E O TEXTO

2.1. Coerência e textualidade


Textualidade é o que faz de uma seqüência lingüística um texto e não um amontoado aleatório de frases ou palavras. A seqüência é percebida como texto quando aquele que a recebe é capaz de percebê-la como uma unidade significativa global. Portanto, tendo em vista o conceito que se tem de coerência, podemos dizer que é ela que dá origem à textualidade.


Há muitos textos sem coesão que apresentam coerência e são classificados com textos.


Observe o texto “O jogo”, transcrito abaixo, o qual não tem coesão, mas é visto como um texto coerente com uma unidade de sentido dada pelo próprio título:

O jogo

O anúncio
A paixão
O desejo

O dinheiro
O ingresso

O dia
A preparação
A ida

O estádio
A multidão
A expectativa

O jogador
A bola
O drible

O gol
O grito
A vibração

O fim
A volta

A saudade...

(RAFALSKI, Claedis. 2004)





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